7 dicas para fazer a rotina de skincare perfeita

 

Como fazer skincare? Uma rotina de skincare bem feita, com produtos de qualidade e adequados ao seu tipo de pele é essencial pra quem quer manter a pele do rosto saudável e bonita. Apesar disso, muitas vezes acabamos cometendo erros no meio do caminho, com produtos que não se adequam, ou resultados ineficientes - e é por isso que eu trouxe esse post! Confira.

1. Conheça a sua pele
Não é novidade para ninguém que existem produtos específicos para cada tipo e estado de pele. Entretanto, você conhece bem qual o seu tipo de pele? Muitas vezes nós não conhecemos, e acabamos usando um produto que "foi ótimo pra fulana" mas que pra gente não dá certo.

E como descobrir qual o seu tipo de pele? Primeiramente, uma consulta no dermatologista pode resolver esse problema. Mas aqui vão algumas dicas para evitar erros:

O site da Eucerin descreve bem os 4 tipos de pele: Oleosa, Mista, Seca e Normal


Além disso, a pele pode estar em diferentes estados, devido ao uso de cosméticos errados, ao estado hormonal, ou à alimentação; veja alguns exemplos mais comuns:
  • Acneico - formação de comedões abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), associados à infecção bacteriana após hiperprodução de sebo, e são inflamados ou não
  • Seborreico - produção excessiva de sebo, produzindo vermelhidão e descamação
  • Sensível - tendência a apresentar vermelhidões, coceira, ardência, geralmente após o contato com produtos diferentes - inclui a rosácea, uma pele hiper reativa
  • Desidratada - qualquer pele pode ficar desidratada; é caracterizada por uma pele repuxada, que absorve os produtos super rápido, craquela a maquiagem

2. Leia o rótulo
A maioria dos cosméticos tem de 10 a 50 ingredientes. Uma mulher média nos estados unidos usa cerca de 15 cosméticos (entre produtos para a pele, shampoo, etc) por dia, ou seja, de 150 a 750 químicos por dia!

É muito importante saber o que você está colocando na sua pele, e você só descobre isso lendo os rótulos dos produtos. Muitas marcas se dizem naturais, saudáveis, mas quando você lê a composição, é uma coisa pior que a outra! Aqui vão algumas dicas para você não ser enganada na hora de escolher seus produtos:


  • A ordem dos elementos descritos na composição vai da maior para a menor concentração no produto. Então, se você está comprando algo que promete hidratação profunda com ácido hialurônico, mas ele é um dos últimos elementos na lista, pode desconfiar!
  • Nos últimos anos, tem havido uma polêmica a respeito da origem dos óleos utilizados nos cosméticos: o óleo mineral tem sido muito crucificado. Apesar disso, há quem diga que ele não é esse vilão que todos pensam. Mas uma coisa é fato: os óleos minerais vêm de uma fonte não renovável, o petróleo, enquanto os vegetais vem de fontes renováveis, as plantas. Se o seu objetivo é proteger o meio ambiente, optar por produtos que contenham óleos como o de coco, oliva e abacate é a melhor opção.
  • O álcool não deve estar presente em alta concentração em nenhum produto cosmético

    3. Lave, hidrate, proteja
    Esses três passos são essenciais para qualquer skincare, não importa qual seja seu tipo de pele.


    Lave seu rosto duas vezes por dia: de manhã e de noite. Esse deve ser o primeiro passo da sua rotina de cuidados com a pele. 
    • Uma dica que eu aprendi com a prática: ao lavar o rosto, esfregue-o por um tempinho. Se você lavar muito rápido, o produto não tem tempo de agir e os resultados não são os melhores. Quando você esfrega bem o rosto, é notável a diferença logo depois de enxaguar!
    • Se você estiver usando maquiagem, lave o rosto mesmo após limpá-lo com removedor ou água micelar. Isso vai garantir que fique tudo limpinho

    A hidratação é necessária para todo tipo de pele: a pele seca precisa repor a água perdida, e a oleosa precisa prevenir a formação de óleo, que é uma forma do corpo de hidratar a pele
    • Para peles secas, prefira hidratantes em creme, cuja composição é maior em óleo que em água; já para peles oleosas, o hidratante fluido, gel ou um tônico, que possuem mais água que óleo, são as melhores opções
    Todas estão carecas de saber que o protetor é indispensável para prevenir manchas, rugas, flacidez, envelhecimento precoce e melanoma, né? Se você ainda não está convencida disso, dá uma olhada nessa foto de um caminhoneiro, que passou 28 anos tomando sol direto do lado do rosto que ficava na janela:


    Agora, veja a diferença de como seria a aparência dele sem nenhuma exposição, e com exposição do rosto todo: 


    Chocante, né? Então, para se proteger do sol, use um protetor de fator mínimo 30, de preferência com cor, para proteger também da luz visível, e na quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos, de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol.

    4. Atenção ao pH da pele
    A pele saudável tem um pH ácido, entre 4,5 e 6, devido à uma barreira química que tem sobre ela. Quando você limpa demais a pele, ou usa produtos adstringentes com muita frequência, essa barreira é rompida, tornando a pele mais propensa à irritações e infecções. Para manter o pH equilibrado, use tônicos, soro fisiológico e água micelar, após a lavagem.

    5. Água, alimentação saudável e exercício físico


    Outra dica que todo mundo já sabe, mas nem todos põe em prática. Mas posso dizer que eu vivi isso na pele e ficou mais que comprovado: nos períodos em que estava me alimentando pior, sem praticar exercício físico e bebendo pouca água, minha pele ficou 10x pior que quando eu fazia tudo certinho. Nossa pele reflete nosso interior, e, se o corpo está desbalanceado, isso vai influenciar diretamente na aparência!

    6. Acerte a cor tom da base
     

    O maior ódio é comprar uma base que não se adequa à cor da pele, não é? Isso acontece porque nossa pele tem uma característica específica, o subtom, e isso faz toda a diferença ao escolher a maquiagem:
    • O subtom da pele pode ser frio, quente ou neutro. Peles frias geralmente tem dificuldade de bronzear, enquanto as quentes tem mais facilidade. Outro jeito de descobrir sua temperatura é olhando as veias do antebraço: se forem verdes ou marrons, seu subtom deve ser o quente; se forem azuis ou roxas, frio; se forem azuis e verdes, neutra.

    7. Persista!
    Você pode comprar os produtos mais caros e maravilhosos do mundo, mas se não estabelecer realmente uma rotina, realizando todos os passos todos os dias, não há dinheiro que compre os resultados que você espera! Sabemos que a preguiça muitas vezes é forte, mas se você quer a pele saudável, bem cuidada e bonita, o seu esforço é essencial.

    Quer ver mais dicas? Curta nossa fanpage no Facebook

    Seus amigos precisam ver esse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! 

    Comentários